08/01/11

POLÍTICA DE COPYRIGHT DO MDN...

Fui advertido para um facto no mínimo insólito...

          A existência de diversos dados presentes no link (Informações sobre o NPO 2000) patente no site do Ministério da Defesa Nacional, como sendo uma «cópia total» de dados que constam neste blog, relativamente ao Navio de Patrulha Oceânico.

          Apesar de o artigo ter sido recentemente actualizado, é perfeitamente passível de visualizar, inclusive, mediante os links em anexo, a semelhança até no que concerne no modo de estruturação da informação.

          Deduzindo que tal se deveu a razões de contenção de custos na utilização dos canais oficiais, assim como que o termo legal "direitos de autor" não faz parte, certamente, do vocabulário do MDN, independentemente da sua «Política de Copyright», vou encarar tal situação jurídica que me assiste, atendendo ao facto ocorrido, como um elogio (ainda que disfarçado), em virtude dos dados recolhidos serem provenientes, para todos os efeitos, de um blog de um cidadão civil.

Desculpem-me esta breve modéstia humorística...


http://www.mdn.gov.pt/mdn/pt/Imprensa/notas/20101230_CerimoniaNOP.htm

7 comentários:

  1. Caro amigo, está teve de facto uma certa piada hilariante!
    Deve fazer parte das medidas do SIMPLEX...

    Só pode ser, como muito bem "entendeu" um verdadeiro "elogio disfarçado" por parte do nosso MDN...
    Sabe como é, citar a fonte da informação por parte de um organismo público deste calibre, mesmo sendo oriunda de um blogue de um cidadão civil não afecto às FA, ficaria mal...

    Só atesta a qualidade do seu blogue!

    M. O. Oficial da Armada na REF

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde, de facto comparando é mesmo tal e qual, eu designo tal por plágio, mas a sua humorística observação demonstra ser superior ao ocorrido.

    Austeridade a quanto obrigas...

    Eduardo Freitas / Oeiras Portugal

    ResponderEliminar
  3. Se já não havia dúvidas da qualidade de informação deste excelente blog, agora há uma prova irrefutável, pelo menos a meu ver. Enfim, vamos ver esta situação pelo lado positivo.

    Cumprimentos,
    Tiago Neves.
    www.roda-do-leme.com

    ResponderEliminar
  4. Independentemente de considerar a pirataria do Ministério um elogio, não deixa de ser lamentável a falta de respeito pelo trabalho alheio, cada vez mais frequente na sociedade portuguesa, onde parece haver sectores onde vale tudo.
    Pela minha parte, cada vez verifico mais atitudes deste tipo na sequência de apropriação ilegítima de trabalho meu. Muito desagradável. Lamento e acho que devia protestar...

    Saudações

    Luís Miguel Correia

    ResponderEliminar
  5. Caro amigo,

    Ainda não entendi muito bem o recado, porque não sendo o que parece, parece que alguem no MND teve uma crise incompreensível de ciúmes!
    Ao que julgo saber, nos E.U. quando aparece alguem mais capaz do que o pessoal disponível recebe uma proposta de emprego. Por cá, pelos vistos, se existe mais e melhor informação, recorre-se aos direitos autorais.
    Afinal o MND defende o quê?
    Cumprimentos,
    Reinaldo Delgado

    ResponderEliminar
  6. Caro Rodrigues Morais
    Pois eu entendo tal acção hilariante do MND, que só pode ser de ciúmes o inveja pelo seu excelente e explicito BARCO Á VISTA, que deverá ser acarinhado por todos mas muito particularmente pelas instituiçõrS e entidades ligadas à Marinha Nacional.
    Saudações maritimo-entusiásticas
    Rui Amaro

    ResponderEliminar
  7. Tem toda a razão e devia fazer valer os seus direitos! Mas compreendo a sua atitude e até é de louvar a mesma.

    No entanto, apesar de não ter todos os elementos relacionados com este caso, os presentes são mais que suficiente para deduzir que por certo nem à Marinha, nem aos ENVC devem ter contactado a pedir dados.

    Como Oficial da Armada, mesmo na situação de reforma, não posso deixar de manifestar, mais uma vez com desagrado, o que isto também verdadeiramente transmite.
    Ou seja, a atitude constante de quase despretígio deste MDN e seus subordinados face aos ramos das FA's, que até para a redacção de um mero documento informativo, recorre a uma fonte civil (que é excelente, não haja dúvidas) em detrimento da própria Armada...

    Não é este Sr. Ministro da MDN que diz gostar de «malhar»? Já "malhou" nos Hospitais militares, agora até esta pequena desonra à instituição que titula...

    Se não tivesse 77 anos e uma doença que me limita grandes deslocações, eu malhava-lhe era com isto escarapachado na cara, mas vou enviar para os jornais!

    ResponderEliminar

Grato pelo seu comentário, prontamente estará visível!